O mês de março é o mês da poesia, e o nosso Centro quer celebrá-la consigo! Conheça as nossas atividades e solte o poeta que há em si!
Desde 2003 que a nossa cidade organiza a campanha “Poesia à Mesa”. Esta iniciativa surgiu a propósito do Dia Mundial da Poesia (21 de março), com o objetivo de incutir hábitos de leitura – indispensável à informação, à aprendizagem e ao conhecimento.
No nosso Centro, associamo-nos a esta iniciativa, com atividades especiais para si.
Começamos na área da restauração, onde a poesia está à vista de quem nos visita. Durante o mês de março, há poesia impressa nos aventais dos funcionários e nos toalhetes de papel dos tabuleiros, para descobrir e ler, enquanto degusta a refeição. Já na Praça Central, de 5 a 22 de março, decorre o concurso Poesia na Corda. Esta ação, realizada pela Associação EcosUrbanos, pretende dar a conhecer o poeta que temos em cada um de nós. A ideia é simples. Escreva o que lhe vai na alma poética, e pendure depois o seu escrito na estrutura geodésica que temos montada no espaço: à semelhança da roupa num estendal, a sua poesia vai estar estendida, à vista de todos.
Por último, no dia 16 de março, às 11h, todos os caminhos vão dar ao nosso piso 0, para uma declamação de poesia, no âmbito da Poesia Fora do Sítio. Os versos serão declamados pelo performer Paulo Condessa, com a ajuda de alunos de escolas do concelho. No entanto, se quiser dizer algumas palavras, também pode fazê-lo. Esta pode ser a oportunidade perfeita para soltar o poeta que há em si.
Celebre a poesia nacional no nosso Centro! Ficamos à sua espera!