A apresentadora e o modelo estiveram no nosso Centro para fazer as mudanças de visual às quatro vencedoras do nosso concurso. Estivemos à conversa com eles para saber como se pode ser um ícone da moda. E as respostas são imperdíveis!
No passado dia 5 de maio recebemos no 8.ª Avenida Liliana Campos e Pedro Guedes, duas figuras bem conhecidas do público português, que tiveram a seu cargo as mudanças de visual de quatro mulheres. Antes disso, aproveitámos para pôr a conversa em dia com o mediático par e percebemos como podemos arrasar na próxima festa: há que ter carisma, personalidade e atitude, mas só isso não basta.
Para saber mais, continue por aqui e leia a nossa entrevista.
O que faz um ícone da moda?
Liliana: Um ícone de moda vale muito pela atitude e por marcar a diferença. A Jacqueline Kennedy, por exemplo, apesar de não ser uma mulher muito bonita, com a sua atitude acabou por marcar a diferença na forma como se vestia, tendo um estilo muito próprio, logo muito associado a ela.
Pedro: Acima de tudo, a pessoa tem que ser ela própria. Falando no caso dos homens, como James Dean ou Elvis Presley, foram eles próprios e usaram a sua maneira de ser e a sua personalidade como uma ferramenta para tudo, além do carisma que tinham, claro. Às vezes, não é preciso ser alto e magro, ter as medidas perfeitas para se ser um ícone da moda, sendo que a maioria dos ícones não as têm.
Liliana: Basta ver a Jacqueline Kennedy, que era uma mulher baixinha, e a própria Madonna, outra mulher baixa, mas que é uma verdadeira artista e sempre soube reinventar-se, embora seja um caso diferente de todas as outras.
Quais as cinco peças que não podem mesmo faltar no armário de qualquer mulher? Ou de qualquer homem?
Liliana: O “little black dress”, uma camisa branca, umas calças de ganga, um tailleur preto e, no meu caso, dou muito valor aos sapatos e às carteiras. Uns bons sapatos e uma boa carteira fazem a diferença num look. E ainda falta um trenchcoat, que dá sempre muito jeito, portanto as cinco já são seis.
Pedro: No caso do homem, o jeans e a t-shirt acho que é o número um. Depois umas boas sapatilhas e uns bons sapatos. Penso que se deve equilibrar entre o clássico e o casual, e depois jogar com isso.
Quais os vossos conselhos para ser uma diva da moda?
Liliana: O carisma e a personalidade já nascem com a pessoa, e depois podem ser trabalhados, tal como o bom gosto – porque há muitas pessoas por mais dinheiro que tenham nunca vão ter bom gosto. Podemos ver uma mulher vestida com o mais básico, uma t-shirt branca e com umas calças de ganga, mas é a sua imensa atitude que brilha e que faz com que todos a olhem. Por outro lado, há outras pessoas em que nada brilha. Portanto, acho que tem muito que ver com a atitude, com “less is more”, tem que haver um equilíbrio. Agora, não se é uma diva da moda só porque se quer. Pode ter-se dinheiro, mas as circunstâncias também fazem com que isso aconteça.
Pedro: Também acho que, hoje em dia, ajuda haver um bom suporte. Por exemplo, os artistas podem não ligar muito ao guarda-roupa, mas se tiverem um bom produtor, um bom stylist, que compreenda o seu estilo e que o faça crescer, também ajuda muito. Há muitas pessoas nos bastidores que fazem com que as da frente brilhem.
Quem é, para vocês, a mulher que marcou verdadeiramente a moda?
Liliana: Nós somos – eu mais do que o Pedro – da altura das top models, em que eram elas que ditavam a moda. Hoje em dia, o mundo das top models acabou e as atrizes voltaram novamente a fazer as grandes campanhas, por isso é muito difícil nomear alguém. No entanto, eu sou muito fã do estilo da Gwyneth Paltrow, gosto muito da forma como ela se apresenta, e também gosto da Margot Robbie. Para mim, os grandes ícones da moda continuam a ser mulheres que ditaram a moda, os rostos deste evento. E depois temos as grandes criadoras que estão por trás das marcas e que lançam tendências. E as influencers, as bloggers… Porque, quer se goste quer não, vieram modificar completamente esta área. Mas se falarmos de ícones de moda, vou buscar aquelas que referi no início: acho que a Audrey Hepburn é muito mais do que qualquer uma delas.
Se ainda não viu as mudanças de visual das quatro mulheres que venceram o nosso concurso, pode ficar a conhecer aqui o antes e o depois das transformações. Entretanto, deixamos-lhe um pequeno vídeo para ver como foi passado o dia no nosso Centro.