Há novas regras e medidas de segurança no 8ª Avenida que todos devemos pôr em prática. Neste artigo, respondemos às perguntas mais frequentes dos nossos clientes sobre o “novo normal” do 8ª Avenida. Desde as medidas obrigatórias por lei, às medidas recomendadas, às lojas em funcionamento, aos métodos de pagamento, entre muitos outros temas, #TodosBemSeguros vamos ultrapassar esta fase.
Entradas e Horários
1. Há limites no número de pessoas que possam estar em permanência no 8ª Avenida?
Sim. De forma a cumprir os limites definidos por lei para a lotação de espaços comerciais, estamos a controlar os acessos ao 8ª Avenida em tempo real. Através de meios eletrónicos, as equipas do centro conseguem gerir a entrada e saída de pessoas, garantindo assim que todos estão seguros. Por outro lado, cada loja tem regras de funcionamento próprias para gerir o número máximo de pessoas no interior, essa informação estará uniformizada na entrada/montra bem visível para os clientes. De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, aconselhamos que seja mantida a distância de segurança de 2 metros durante toda a visita.
2. Qual é o horário do 8ª Avenida? Difere do das lojas?
O 8ª Avenida mantém o horário de funcionamento regular, das 10h às 22h de domingo a 5ª feira, 6ªas, sábados e vésperas de feriado das 10h às 23h. Contudo, nesta fase do desconfinamento, as lojas estão a funcionar com horários flexíveis. Todas as lojas abrem às 10h, mas a hora de fecho pode variar entre as 20h e as 23h, conforme opção da loja.
No site do 8ª Avenida está disponível a informação atualizada sobre as lojas e os seus horários de funcionamento.
3. A partir de 1 de junho de 2020 estarão todos os espaços abertos?
As diretivas para a fase de desconfinamento a partir de 1 de junho preveem que todas as lojas inseridas no Centro Comercial 8ª Avenida possam abrir, seguindo as normas em vigor. A melhor forma de confirmar que as lojas pretendidas já estão em funcionamento é através do nosso site.
4. Posso visitar o 8ª Avenida com as minhas crianças?
Sim, as crianças podem circular no 8ª Avenida. Para segurança de todos, apelamos que sigam sempre as normas de prevenção e medidas de segurança em vigor.
O Decreto Lei n.º 24-A/20 de 29.05, clarifica que a obrigatoriedade de uso de máscaras e viseiras é aplicável às pessoas com idade superior a 10 anos.
Contudo esta obrigatoriedade fica dispensada mediante a apresentação de:
- Atestado médico de incapacidade Multiusos ou declaração médica, no caso de se tratar de pessoas com deficiência cognitiva, do desenvolvimento e perturbações psíquicas;
- Declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscara ou viseiras.
Medidas em vigor
5. O centro e as lojas estão limpos e desinfetados?
Desde o primeiro momento que a limpeza e a higienização dos espaços comuns tem sido uma prioridade do 8ª Avenida. Foram reforçadas as equipas responsáveis tanto pela limpeza como pela desinfeção das várias áreas dos centros, com especial reforço na higienização de acessos, casas de banho, zona de restauração, corredores e varandins, escadas e tapetes rolantes, superfícies de toque como botões e elevadores. Por parte das lojas, as mesmas têm um plano de contingência próprios, que poderá ser consultado junto das mesmas, em linha com as recomendações das entidades responsáveis para cada setor.
6. Os provadores das lojas estão a funcionar?
Cada loja tem a sua especificidade, no entanto, em cada loja estará a comunicação de como proceder relativamente a compras, devoluções e testes.
7. Tenho de usar máscara para entrar no Shopping ou só é preciso colocar para entrar nas lojas?
A máscara é para ser colocada ainda no exterior e para ser usada desde a entrada no Centro Comercial até à saída. O uso de máscara e/ou viseira é obrigatório por lei em locais públicos fechados, consequentemente no 8ª Avenida também o é, em todos os momentos da visita ao centro, desde a entrada, pelos corredores e dentro das lojas. Esta medida responde ao artigo 13º B do Decreto-Lei nº10/2020 de 23 de Março aditado pelo Decreto-lei 20/2020 de 1 de Maio.
8. O 8ª Avenida tem líquido ou gel desinfetante disponível para os clientes?
Sim. Em todas as entradas, na praça de restauração e junto aos multibancos dispomos de dispensadores de gel desinfetante ao alcance de todos.
Nas máquinas de venda automática que estão nas entradas pedonais e os parques de estacionamento também é possível adquirir máscaras para que se possa cumprir com todas as medidas de segurança exigidas nesta fase.
9. Ainda vão ser implementadas mais medidas de segurança, prevenção e higiene?
Implementámos todas as medidas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde e decretadas pelas entidades governamentais para a segurança, proteção e bem-estar de todos. Tais como:
- É obrigatório o uso de máscara durante toda a visita ao centro.
- Os acessos ao 8ª Avenida e às lojas são monitorizados de forma a cumprir os limites definidos por lei para a entrada de pessoas em espaços comerciais, sendo que a distância social de 2 metros deve ser respeitada em todos os momentos.
- Instalámos dispensadores de gel desinfetante em locais estratégicos e ao alcance de todos e reforçámos as medidas de higiene e desinfeção.
Continuamos atentos e vigilantes a todas as recomendações oficiais, adaptando-nos sempre que for necessário, como até agora.
A operação do Centro Comercial dá apoio aos clientes quanto à questão da circulação, através do recurso a sinalética e por ação direta de aconselhamento:
- Circulação no centro comercial – Utilização de linhas e sinalética orientadora, a marcar o sentido de circulação na zona de restauração, por forma a evitar cruzamentos de pessoas;
- Circulação junto às lojas – indicação junto às lojas de fila de espera com vista a garantir o cumprimento das regras de distanciamento social.
10. Quais as regras de funcionamento da Praça de Restauração do 8ª Avenida?
Agradecemos que os clientes não modifiquem a orientação das mesas e das cadeiras na zona de restauração, que estão colocadas de acordo com as recomendações da DGS.
Existem marcações que traçam percursos preferenciais, de modo a evitar cruzamentos.
Recomendamos o cumprimento do distanciamento social, sempre que possível, tendo sempre em atenção a sinalética colocada no chão da restauração.
11. Quais as regras de funcionamento em vigor no 8ª Avenida para a segurança dos clientes?
Desde o primeiro momento que temos em ação um plano de contingência para a maior segurança de todos os que visitam e trabalham no 8ª Avenida.
Entre as medidas em vigor, recordamos que:
- Temos equipas especiais que garantem que as recomendações da DGS são cumpridas, assim como as boas práticas do 8ª Avenida;
- Reforçamos as operações de limpeza e higienização, com especial atenção às zonas de acessos, casas de banho, zona de restauração, corredores e varandins, escadas e tapetes rolantes, superfícies de toque como botões e elevadores;
- Instalamos dispensadores de gel desinfetante em locais estratégicos e ao alcance de todos;
- Recomendamos aos lojistas que reforcem a limpeza e higienização, com especial atenção aos provadores, balcões, terminais de multibanco, e computadores;
- Incentivamos o uso de escadas e tapetes rolantes, em detrimento dos elevadores, deixando-os à disposição dos clientes considerados prioritários;
- Sugerimos o recurso ao cotovelo ou a folhas de papel para abrir portas não automáticas, ou para carregar nos botões;
- Ao longo da superfície comercial garantimos que o cliente tem acesso a toda a informação sobre boas práticas e medidas preventivas para sua segurança;
- Garantimos que todos os colaboradores conhecem os planos de contingência; analisamos os planos de contingência de todos os nossos parceiros e lojistas;
- Definimos uma sala de isolamento no centro, conforme recomendado pela DGS;
- Treinamos e preparamos as nossas equipas para diferentes cenários;
- Acompanhamos todos os desenvolvimentos e estamos em contacto permanente com a DGS.
12. A equipa de seguranças vai assegurar o cumprimento das normas?
As nossas equipas de segurança realizam o seu trabalho respeitando as medidas de proteção e distanciamento, tal como todas as equipas do centro. Além disso, estão vigilantes na aplicação do cumprimento das regras e medidas de segurança do 8ª Avenida, de forma a garantir a segurança de todos.
Serviços
13. As crianças podem utilizar o Playground ou os restantes equipamentos infantis que existem no 8ª Avenida?
Recordamos que o parque infantil e outros equipamentos infantis se encontram temporariamente desativados, assim como os serviços de aluguer de carrinhos de bebé ou os Kiddy Cars, para a segurança de todos.
14. Posso usar o Babypoint e os fraldários do 8ª Avenida?
O uso de babypoints, nomeadamente de micro-ondas é desaconselhado pela DGS e estará fora de serviço até que sejam levantadas as atuais regras de desconfinamento. Sugerimos que todos os nossos clientes com filhos menores tragam os alimentos e bebidas previamente aquecidos em suportes próprios como caixas ou garrafas térmicas.
Os fraldários encontram-se abertos e à disposição dos nossos clientes, mas para segurança de todos, apelamos que sigam sempre as normas de prevenção e medidas de segurança em vigor. Na porta de cada um estão as recomendações.
15. O 8ª Avenida oferece máscaras aos clientes?
Nas principais entradas pedonais e dos parques de estacionamento estão instaladas máquinas de venda automática de máscaras sociais, que podem ser adquiridas no momento. Deste modo, queremos facilitar a visita de quem se dirigir ao centro sem este equipamento de segurança, cuja utilização é obrigatória no interior tanto do centro comercial como de cada uma das lojas.
Atendimento e Pagamento
16. Que métodos de pagamento posso usar no 8ª Avenida?
Todos os métodos de pagamento permanecem válidos, nos moldes habituais em cada loja do 8ª Avenida. Contudo, recomendamos os pagamentos com cartão, via contactless ou MB Way, de forma a minimizar o contacto entre as pessoas e os equipamentos.