No passado fim de semana arrancou o Offside Lisboa, o festival de cinema dedicado ao futebol que neste Mundial chega a S. João da Madeira. Estivemos lá e falámos com os embaixadores da iniciativa que acontece até dia 14 de julho no nosso Centro!
São Pedro parece não gostar de cinema nem de futebol e devido às condições meteorológicas adversas os dois primeiros filmes do Offside Lisboa foram exibidos no interior do nosso Centro, e não na esplanada como inicialmente previsto. Imprevisto ultrapassado, na passada sexta-feira, passavam poucos minutos da hora marcada, 21h30, quando cerca de duas dezenas de curiosos, dos 8 aos 80 anos, procuraram um lugar junto à tela gigante instalada na Praça Central, cujo tapete em forma de relvado chamava claramente à atenção.
João Tibério, um dos três organizadores do festival, deu as boas-vindas e explicou o conceito do evento “que vai muito além do futebol” e tem como objetivo pensar e ver o desporto-rei com uma perspetiva diferente, positiva, construtiva e cativante. “Hoje o futebol no nosso país é associado a polémicas e à corrupção. Através destas cinco longas-metragens pretendemos mostrar o papel aglutinador do futebol, sendo ele um ator secundário nestas histórias que abordam questões políticas, e sociais.”
“George Best: All by Himself” foi o filme de estreia que revela parte da vida do icónico jogador de futebol irlandês. Para apresentar o protagonista da noite, Mário Lopes, jornalista do jornal “Público”, embaixador deste filme e um confesso apaixonado de futebol, apoderou-se do microfone e contou alguns episódios marcantes do seu percurso profissional e pessoal. A obsessão por jogar à bola, o talento inconfundível, o alcoolismo e os excessos, fizeram de George Best uma estrela pop dos anos 1960 e um verdadeiro mito intemporal.
Em seguida, foi a vez de Pedro Silva, vereador da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, realçar a importância de iniciativas como esta no conselho. “Este é um festival fora da caixa que junta o desporto, a cultura e a educação num espaço improvável, o 8ª Avenida. Aqui o futebol vai além do que acontece dentro das quatro linhas, sendo um fenómeno social rico e interessante.” As luzes baixaram, o silêncio instalou-se e o filme começou.
No sábado, dia 30 de junho, pôde ver-se “Cuatro Colores”, um filme espanhol que conta a história de um clube chileno fundado por palestinianos. A homofobia, a igualdade de género, a aventura de uma viagem ou a política serão os temas abordados nos próximos filmes em cartaz. Se não esteve presente, veja a nossa reportagem no vídeo em baixo.
Neste Mundial, faça parte desta experiência única que une o desporto rei à Sétima Arte na esplanada do nosso Centro. Confira em baixo o restante programa do Offside Lisboa e aponte na sua agenda as próximas datas:
6 de julho: El Zurdo: Revenge of the Underdog
Embaixador: Filipe Moreira (Treinador do A.D. Sanjoanense)
7 de julho: Minas do Futebol
Embaixadores: Laura Martins e Mariana Castanheira (Jogadoras do Clube de Albergaria) e seus pais
14 de julho: Até Lá Abaixo
Embaixador: João Fontes (Realizador)